Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS CULTURAIS


Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participaram de várias etapas do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui vividos.
Os índios que viviam no Brasil antes do seu período de descobrimento utilizavam uma trouxa de folha cheia de pedras que eram amarradas numa espiga de milho. Brincavam de jogar esta trouxa de um lado para outro, chamavam-na de Pe’teka, que em tupi significa bater.
De origem francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular. A brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 9, com semicírculos nas extremidades que são jogados com uma pedrinha que deve obedecer as paredes de cada bloco.

Cerca de 1000 anos antes de Cristo, a pipa era utilizada como forma de sinalização, mas ao chegar ao Brasil, trazida pelos portugueses, a pipa se tornou somente uma forma de diversão. Esta voa através da força dos ventos e é controlada por uma corda que permite ao condutor deixá-la cada vez mais alta ou mais baixa.

A ciranda, que é a dança mais famosa do Brasil, foi trazida de Portugal como dança adulta, mas logo sofreu transformações e passou a alegrar as brincadeiras infantis. É bastante utilizada ainda hoje em escolas, parques e espaços que prezam as brincadeiras antigas, passando-as a novas gerações, mostrando sua importância folclórica e cultural.

O jogo do osso de origem pré-histórica também é bastante passado aos netos pelos avós. Consiste em jogar um objeto para o alto e pegar outro em seu lugar fazendo um jogo de malabarismo.

Por Gabriela Cabral - Equipe Brasil Escola

9 comentários:

Almanaque de Brincadeiras e Dinamicas disse...

Olá, quero compartilhar com vocês um material fantástico e gratuito, O Almanaque de Brincadeiras e Dinâmicas. Ele contém 1000 atividades recreativas, dentre brincadeiras ao ar livre, brincadeiras de salão, brincadeiras antigas, brincadeiras folclóricas, dinâmicas de grupo para jovens e tarefas de gincana para todas as idades e ocasiões. Clique em "Almanaque de Brincadeiras e Dinamicas" e baixe! É um monumento da recreação e seu download é totalmente grátis. Vale a pena baixar, divulgar... e brincar!

Prof. Monica Ramalho disse...

Tém um desafio p/ vc em meu blog.Fofuchinho's2
Passe lá!

"Lembrancinhas para Festas" disse...

Vim te visitar e ver as maravilhas que tu sempre coloca. É muito gostoso vir aqui, não dá vontade de sair. Beijos, Vivi

✿ Apetrechos da Juh ✿ disse...

Oi amiga linda...seu blog esta cada vez melhor...amooooo vir aki ver seus trabalhos maravilhosos...Beijokas e está por pouco...é hora de deixar as lagrimas virem aos olhos e dizer..."Meu Deus como foi bom!!!!Sentirei saudades..." Tudo de melhor viu...

Alerice/Crianças para Jesus disse...

OI QUERIDA...
OBRIGADO PELA VISITINHA NO MEU BLOGGER
AMEI CONHER SEU CANTINHO, É CHEIO DE ATIVIDADES
BJ.
FIKA NA PAZ.

Rosana Nascimento disse...

Oi Dani, vim retribuir a sua visitinha, obrigada pelo carinho. O seu Blog é muito interessante e é de muito bom gosto. Passa lá nos meus blogs e pega um selinho para colocar aqui no seu espaço. Permaneça com o Senhor!
Bjosssss

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Estas brincadeiras
eram muito especiais,
pela ternura que semeavam
em cada vida,
e pela alegria da partilha
com outros colegas.
Hoje é tudo tão individual
e tecnológico,
que perdemos muito
da alegria antiga,
alegria no sentido mais
pleno da palavra.

Alegrias plenas para ti.

Graziella Daros disse...

Oiê! Passa lá no meu blog que tem um desafio pra vc. Bjos.

Gui Munhoz disse...

Ola , ja estou seguindo seu blog, parabens pelo trabalho que com certeza deve ser muito gratificante.

Um Abraço Fica Na PAz...........

Postar um comentário