Páginas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

As primeiras relações sociais da criança ocorrem na educação infantil. Muitos Estudos indicam que a qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental no desenvolvimento social da criança. A atenção e o afeto recebidos na infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais adultos com os quais convive, ajudam-na a ver o mundo de forma positiva e a acreditar que a convivência com os outros também será agradável. Na verdade, as crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais.
Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. Afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas.
Para que essas mudanças sejam incorporadas de maneira tranqüila pelas crianças, nós temos o cuidado de envolver os pais nesse processo de adaptação, pois permanecendo na escola e vivenciando a formação de vínculos de afeto com o professor e com os demais colegas de seu filho, assim como observando a implantação da rotina pelo grupo, acreditamos que os pais ficam seguros e naturalmente passam essa segurança para as crianças.

APRENDE-SE MUITO BRINCANDO
As brincadeiras são muito mais do que momentos de diversão descompromissados. Com o estímulo certo, ajudam a criança a entender melhor o mundo. Entendemos que a recreação tem papel fundamental no desenvolvimento infantil. Uma criança que se distrai empurrando uma caixa, acaba descobrindo a força de seu corpo e aprende noções de causa e efeito. Quando brinca, mesmo sozinha, ela ordena o pensamento, estimula a criatividade e aperfeiçoa a capacidade de resolver problemas. As atividades lúdicas também ajudam a criar e a consolidar a auto-estima.

CADA ATIVIDADE PROPORCIONA UM TIPO DE APRENDIZADO
As histórias de faz-de-conta representam experiências da vida real e acabam trazendo à tona os desejos, as preocupações e os medos infantis. Os jogos desenvolvem a linguagem e as habilidades sociais, pois levam as crianças a negociar com os colegas as regras e a divisão de papéis.
Em relação à formação de atitudes, desde cedo é possível ensinar regras de conduta que os acompanharão por toda a vida. Dar o exemplo, nesse caso, é tão importante quanto falar. As crianças adquirem atitudes adequadas imitando os adultos que tem como referência. A educação deve incluir não só o que se diz, mas sobretudo o que se faz.

O QUE TRABALHAMOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Os projetos integrados utilizados pelas crianças na forma de atividades interativas, levam em conta os objetivos e critérios selecionados por faixa etária. Tais projetos investem em temas diferenciados, que contribuem para a interpretação e a expressão de nossos alunos, sendo um elemento muito motivador para o aprendizado.
Toda a estrutura de conteúdo por área e temas é baseada nos referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil propostos pelo M.E.C.

Retirado do site da Escola Ativa

0 comentários:

Postar um comentário