Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

MÚSICA OLARIA DO POVO


Música: Lucas vai ter que entrar
na olaria do povo (2 x)
Ele desce como um vaso velho e quebrado
e sobe como um vaso novo (2x)

Como se brinca? Olaria do Povo

1. Reúna a turma de pé e em círculo.
2. Ensine a melodia e a letra, cantando algumas vezes. No lugar de Lucas (nome fictício), substitua pelo nome de cada aluno. Pergunte se conhecem uma olaria e se sabem o que é feito lá. Já desenharam ou esculpiram um vaso alguma vez? Comente que canções como esta são transmitidas oralmente de geração em geração. Como ela teria sobrevivido até nós?
3. Inicie a cantoria coletiva. É muito importante que todos estejam cantando juntos. Fica ainda mais animado se forem associadas palmas como acompanhamento. A pessoa cujo nome for cantado na música, a cada vez, deverá entrar na roda. Quando na letra se canta "ele ou ela desce como um vaso velho e quebrado e sobe como um vaso novo", o aluno deve brincar e dançar livremente descendo com o corpo e subindo novamente. Mesmo que alguns estejam tímidos incentive que entrem na roda e tentem. A ideia é fortalecer o vínculo entre as pessoas.
4. A brincadeira segue até que todos os nomes tenham sido cantados e todos tenham entrado na roda. Ao final, canta-se "Todo mundo vai ter que entrar..." e todos entram na roda ao mesmo tempo. Mantenha um clima positivo e descontraído, com atenção para que os alunos não se atropelem demais nesta hora. A proposta é enfatizar a integração. Este vaso 'simbólico' que todos acabaram de esculpir é a cultura que estão compartilhando neste momento.

0 comentários:

Postar um comentário